DISCIPLINEX

Mobilismo geológico

Posted by disciplinex em Julho 16, 2008

O Mobilismo geológico é uma mudança associada a fenómenos geológicos, nomeadamente, actividade vulcaniza, sísmica, tectónica de placas.

Houve uma grande mudança no aspecto geográfico do planeta, a nível das posições dos continentes. Hoje, todos nós sabemos que temos diversos continentes e respectivos oceanos, mas no passado, há cerca de 225 Milhões de anos admitiu-se existir um só Super-continente chamado Pangeia, ou seja, todos os continentes que actualmente se encontram afastados estavam unidos no passado e rodeado por um único oceano, chamado Pantalassa.

Que provas apoiam esta hipótese:

– O Traçado de zonas costeiras dos continentes

– Semelhança de camadas rochosas com a mesma idade

– Os Testemunhos Fósseis

FACTOS:

No passado a Índia fazia parte do continente africano, mas acabou por se separar deste e se juntar ao continente asiático, formando os conhecidos Himalaias, resultando de elevação e deformação de camadas ali existentes.

Admitiu-se que o continente da América do sul e da América do norte estavam separados, mas se conectaram, como hoje se encontram, devido á formação de um istmo, o que os uniu, é o chamado istmo do Panamá, permitiu a migração de animais de um continente para o outro, mais tarde encontraram-se fósseis desses animais em ambos os continentes o que deu ênfase á teoria.

Quando estudei esta parte recorri a ajuda de um mapa de maneira a relacionar com o conteudo, o que me ajudou muito, deixo aqui o link: Mapa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: