DISCIPLINEX

Origem dos seres Eucariontes.

Publicado por disciplinex em Fevereiro 1, 2009

A origem da diversidade de vida na Terra terá tido origem nos seres procariontes, pensa-se que terão sido os primeiros seres a surgir pelo facto de apresentarem uma simplicidade tanto a nivel estrutural como funcional.

Posteriormente, terão surgido as primeiras células eucarioticas que, associadas entre si, deram origem a seres multicelulares que encontramos actualmente.


Qual a origem das células eucarioticas?

Existem dois modelos que explicam a origem das células eucárioticas:

- Modelo Autogénico

- Modelo Endossimbiótico

Modelo Autogénico

As células eucarioticas, segundo o modelo autogenético, terão surgido a partir de invaginações da membrana palsmatica de células procarioticas ancestrais.  A ocorrência desse fenómeno origina estruturas endromembranares, que se isolam rodeando porções de DNA. Posteriormente se especializam, formando os organelos, tais como o núcleo individualizado, cloroplastos e mitocondrias.

Este modelo é apoiado pelo facto de a membrana dos organelos endromembranas manter a mesma assimetria da membrana plasmatica da célula.
Contudo,  era contestado pois pressupõe que, numa célula eucariotica, o DNA do núcleo e o DNA das mitocondrias e dos cloroplastso sejam semelhantes, no entanto, tal não se verifica.

O DNA dos  mitocondrias e dos cloroplastos é mais idêntico a bactérias autónomas do que do DNA do próprio núcleo.

Modelo Endossimbiotico

Segundo o modelo endossimbiotico as celulas procariontes terão incporporado bacterias autonomas, estabelecendo uma relação de simbiose entre as bacterias e a celula hospedeira de maiores dimenões. Os mitocondrias e os cloroplastos são o resultado do aglomeramento de cianobacterias e bactérias aerobias.

Este modelo ainda assim não explicava a formação do nucleo nas celulas eucariontes, mas deduz-se que tido origem atraves de invaginações da membrana que envolveram o material genetico.

sem-titulo

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: