DISCIPLINEX

Regulação do Ciclo Celular

Publicado por disciplinex em Novembro 14, 2008

Regulação do ciclo celular

O ciclo celular pode parar em determinados pontos e só avança se determinadas condições se verificarem.

Existem três momentos em que os mecanismos de regulação actuam:

Na fase G1

Os Mecanismos de regulação fazem como que uma “avaliação interna” do estado da célula, caso seja negativa a célula fica em estado denominado G0, até serem estimuladas para passarem para a fase G1.

Se na fase G1 a molécula de DNA não se apresentar de forma adequada ira ocorrer a Morte Celular por Apoptose.

O que é a Apoptose?

A apoptose é um processo em que se verifica o “suicídio da célula”, visto esta não estar em condições para se dividir torna-se inútil e portanto ocorre a morte da mesma.

A célula quando entra em Apoptose verifica-se o colapso do núcleo, fragmentação do material genético e a posterior fragilização da membrana

A célula acabará por se fragmentar. 

Na fase G2

Os mecanismo de controlo avaliam se a replicação conservativa do DNA ocorreu correctamente, caso haja algum dano na molécula de DNA,o ciclo é  interrompido

Na Mitose

Na Mitose existem mecanismo de regulação que analisam se a repartição dos cromossomas, decorridos na anafáse, ocorreu de maneira equitativa. Caso contrario o ciclo é interrompido.



Se os Mecanismos de Regulação não falhassem não existiriam certas doenças.

Como sabemos, na divisão celular os mecanismos de regulação actuam de modo a que todo este processo decorra normalmente, mas o que se verifica é que em certas anomalias decorrentes da divisão celular os mecanismo de regulação falham, ou seja não actuam de modo a “corrigir” essa anomalia.

Tal situação se traduz em futuras doenças, como por exemplo, o cancro.

O cancro é o produto de uma falha dos mecanismo de regulação, pois as divisões celulares se decontrolam, facto que leva á origem de um tumor, que casjo seja maligno pode se esplahar para tecidos vizinhos – metastização.

Porque os mecanismo de regulação falham?

Os Mecanismos de regulação são influenciados pelo meio Ambiente, ou seja, a sua elevada ou reduzida eficácia na detecção de anomalias depende de moléculas exteriores.

É fundamental evitar substancias químicas para a saúde visto reduzirem a probabilidade da actuação dos mecanismo de regulação, como por exemplo os poluentes, corantes, o fumo do tabaco e outros.

Por isso que os fumadores têm maior probabilidade de ter um cancro visto estarem sempre em contacto com substancias químicas. Da mesma maneira se fala muito para nunca estar em contacto com o Sol, devido ás radiações do mesmo, pois estas danificam o DNA. E se os mecanismo de regulação falharem podem ter, por exemplo, cancro de pele.

    About these ads

    Deixar uma resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    WordPress.com Logo

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

    Connecting to %s

     
    Seguir

    Get every new post delivered to your Inbox.

    %d bloggers like this: